VOA Arquitetura

JJM
Project details

Year: 2020
Location: Ibirapuera, São Paulo
Dimension: 380m²

Ao voltarem para o Brasil após um período morando no exterior, os clientes precisavam que a casa refletisse o novo momento da família, que agora era maior. Assim como a união de estilos, internacional com um toque brasileiro. 

O foco principal do projeto foi valorizar a iluminação natural da casa, antes escura e fechada. Aumentamos as janelas e utilizamos materiais claros para deixar os ambientes mais leves e confortáveis. 

Apesar da paleta com tons neutros e claros, trabalhamos com diferentes materiais para atribuir textura e dimensão ao projeto. O tijolo no piso do jardim demarca a área de estar, acompanhando a curva do muro da casa, em contraste com o restante do piso em cimento queimado. O cobogó foi outro elemento escolhido para atribuir privacidade e textura em locais pontuais do projeto. 

Com costume de receber os amigos em casa, desenvolvemos volumes de bancos sobrepostos que no dia a dia servem como apoio, mas possibilitam a ampliação da sala quando está cheia.

A cozinha aberta com uma grande ilha é herança do hábito americano que casou perfeitamente com o projeto, possibilitando uma integração entre cozinha, sala de jantar, estar e brinquedoteca das crianças. 

O projeto dos quartos acompanha a estética do restante da casa, valorizando a harmonia entre os materiais e a luz natural.