VOA Arquitetura
Ano: 2022
Local: Perdizes, São Paulo/SP
Dimensão: 130m²
Com traços brutalistas esse apartamento teve como ponto de partida a organização das funções da moradia.
Antes a sala não tinha iluminação natural suficiente e não atendia as necessidades do dia a dia dos clientes, então foi proposto ampliá-la, englobando um dos quartos. Assim criou-se um ambiente amplo com diversas atividades como home, escritório e sala de jantar, além de um espaço especial para lazer com discos e bar.
A cozinha também foi visualmente integrada com a sala e dividida por uma grande bancada.
A estética brutalista vem do aspecto pouco “trabalhado” das coisas, evidenciando o espaço e os materiais aparentes, como as texturas e o concreto. Temos, por outro lado, elementos naturais ou que remetem à natureza para fazer um contraponto. A bancada foi inspirada nos tons da areia, o mármore verde remete à natureza e, como é característico do escritório, utilizamos madeira natural para trazer aconchego.
Conectando o passado e o presente, incorporamos elementos originais do prédio construído na década de 70, como o piso de ipê e o mobiliário utilizado pelos antigos moradores. Peças da época feitas pelo designer Sergio Rodrigues mescladas com elementos contemporâneos trazem mais uma vez a dualidade para apartamento.
Os tons do apartamento foram escolhidos para trazerem uma atmosfera calma e apesar da paleta de cores neutra as texturas dos diversos materiais trazem uma dimensão tática e visual interessante.
A mesa, design do escritório e usada em diversos outros projetos, foi desconstruída. Trocamos o tampo de madeira por vidro, para evidenciar o desenho do pé que é inspirado em Alvar Aalto.
A ideia a partir de agora é que os clientes construam o ambiente com obras de arte e elementos carregados de história e memórias, para a rotina e o morar ganharem valor através do design.