VOA Arquitetura
Ano: 2017
Local: Itaim Bibi
Dimensão: 52m²
O apartamento foi projetado para uma cliente jovem, que estava indo morar sozinha e queria que o lugar refletisse seu estilo. Depois de nos mostrar algumas referências usamos como inspiração os apartamentos escandinavos, com tons claros, detalhes aconchegantes e texturas, como o tijolinho branco.
A cliente não queria alterar o layout original do apartamento, que constava com uma sala junto com a cozinha, uma varanda pequena e duas suítes. Deixamos uma suíte como o quarto principal e na outra ficou o armário e um sofá cama para visitas, assim, sem armário alto, o quarto ficou mais amplo e confortável. Mas para a praticidade do dia a dia, desenhamos um armário baixo, que sai do criado-mudo engastado na parede, em que ela pode guardar algumas coisas.
Utilizamos a mesa de jantar para fazer a divisão entre sala e cozinha, porém o desenho da mesa continua, através de um painel de madeira, armários e prateleira, dando uma unidade ao projeto.
Um grande diferencial do projeto foi a mesa de jantar presa por cordas de sisal. Optamos por fazer a mesa atirantada porque a cliente possui uma família bem grande e assim, quando fossem visitá-la, poderiam se acomodar com mais facilidade, sem nenhum desconforto devido aos pés.
Outro diferencial foram as prateleiras de serralheria em cima da mesa de jantar, que por serem extremamente finas chamaram a atenção.
Como falado anteriormente, nos inspiramos nos apartamentos escandinavos e por isso não poderia faltar uma textura, optamos por tijolinhos brancos. Para fazer esses tijolinhos, sem utilizar os revestimentos que imitam tijolo, mas não parecem verdadeiros, preferimos comprar tijolos de demolição e depois pintamos de branco, dando acabamento com impermeabilizante.
Para trazer aconchego para o quarto, além da cabeceira de madeira, colocamos um tecido na parede que possui uma textura em Chevron, detalhe interessante do quarto.