VOA Arquitetura
Ano: 2023
Local: Itaim Bibi, São Paulo
Dimensão: 128m²
As grandes janelas e a copa das árvores foram decisivas para a escolha do apartamento, típico dos prédios antigos de São Paulo.
Partindo da valorização desses elementos, assim como o desejo de ser um espaço amplo e aconchegante para receber os amigos, foram eliminadas as principais paredes que antes compartimentavam os espaços possibilitando a implementação de um layout que atendesse essas demandas.
O desenho do banco linear que permeia toda a sala de estar, foi desenvolvido para englobar diferentes funções. Em determinado momento ele serve como armazenamento, depois como uma biblioteca baixa, além de amarrar o layout da sala, permitindo que a roda de conversa fique completa. As ripas dão ritmo ao banco e são um elemento de transição entre o painel e estante.
Seguindo essas mesmas diretrizes, a escolha do mobiliário e o desenho de marcenaria foram decisivos na criação de ambientes integrados de forma clean, organizada e aconchegante. O sofá para os dois lados do designer brasileiro Guilherme Wentz é o elemento central da sala, sendo complementar ao restante das poltronas vintage de diferentes designers do modernismo brasileiro como Jean Gillon e Zanine, selecionadas para acomodar os amigos e família.
O painel em marcenaria além de trazer aconchego, é responsável por organizar os ambientes, tendo início na sala de estar percorrendo até a cozinha. Dando continuidade ao conceito geral do projeto, a ilha da cozinha é também mesa de jantar, otimizando os espaços e possibilitando a socialização em diferentes momentos.
A proposta para a materialidade do projeto foi criar uma harmonia entre os elementos originais do edifício, como a janela e o piso em taco, e os novos materiais introduzidos de forma precisa como a textura mineral nas paredes, a mistura entre as diferentes madeiras naturais, tecidos e pedras. A dualidade entre o claro e escuro, presentes ao longo de todo o projeto trazem aos ambientes um aconchego menos óbvio, onde cada material escolhido serve um propósito.